Historia

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criada no dia 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Ao longo dos anos, cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores.

Mais informações sobre a historia da UFOP -->  Historia da UFOP

Em 2002 na cidade de João Monlevade se criou o Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (DECEA), com criação do curso de graduação em Engenharia de Produção. Em março de 2005 foi criado o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Em 2007, a UFOP adere-se ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), no qual se cria os cursos de graduação em Engenharia da Computação e graduação em Engenharia Elétrica dentro do DECEA na unidade do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA). Em 2009 iniciou a primeira turma do curso de Engenharia Elétrica e em 2013 foi criado o Departamento de Engenharia Elétrica (DEELT), atualmente com 24 professores.O curso de Engenharia Elétrica tem duração de cinco anos, nos turnos vespertino e noturno. Os alunos podem optar por uma das três ênfase: Sistemas Elétricos de Potência, Sistemas de Controle e Automação e Telecomunicações.

Vídeo Institucional

MAIS UFOP | ENGENHARIA ELÉTRICA